O santuário continha um templo e o mais importante oráculo de Apolo depois do de Delfos, e estava na dependência da cidade de Mileto. A presença humana é atestada no local desde a Pré-História.
Elêusis:
Elêusis é uma cidade da Grécia Antiga onde se realizavam os Mistérios de Elêusis, que eram ritos de iniciação ao culto das deusas agrícolas Deméter e Perséfone. Eram considerados os de maior importância entre todos os que se celebravam na antiguidade. Localiza-se a cerca de 30 km ao noroeste de Atenas, capital da Grécia.
Seu nome tem origem no fabuloso herói Elêusis, que era considerado filho de Mercúrio e Daíra, filha de Oceano. Outros, porém, acreditam ser ele filho de Ocírroe.
Elêusis é uma cidade muito famosa para os gregos, pois lá existe uma serra bem conhecida. Os gregos até evitam passar por lá, pois acreditam que há um mito sobre um monstro que vivia lá. Seu nome era Procrusto. Ele era um vendedor de camas, e possuía mais de dois metros de altura. Como suas camas eram muito grandes, e seus clientes eram muito pequenos, Procrusto usava suas camas para esticá-los até servir o tamanho.
Procrusto foi abatido pelo herói grego Teseu, que o enganou. Com essa enganação, Procrusto deitou-se em uma de suas camas, e Teseu usou a magia para prender Procrusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário