sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Óreas
Na mitologia grega, os Oureai eram os deuses primordiais (protogonos) ou daemos rústicos das montanhas. Eram filhos de Gaia (a Terra) sem pai, e portanto irmãos de Urano (o Céu) e Pontos (o Mar).
Ofíon
Na ficção mitológica de Ferécides de Siro, Ofíon, também chamado Ofioneu, governou o mundo junto com Eurínome até serem derrotados por Cronos e Reia, que lhes arremessaram ao Oceanos.Há poucas informações sobre essa divindade grega. A referência mais antiga que se conhece é o Heptamychia de Ferécides de Siro (século VI a. C.).Também se menciona o nascimento de Ofioneus, assim como uma batalha entre deuses com Cronos em um bando e Ofioneus e seus filhos no outro, aonde ao final se chegava a um acordo que, no entanto empurrava a este segundo bando ao Oceanos e outorgava ao primeiro o céu
Nesoi
Na mitologia grega, as Nesoi eram as deusas das ilhas. A cada ilha foi dito que tinha sua própria personificação. Foram classificados como um dos antigos deuses elementares chamados Primordiais. As ilhas Nesoi disseram ter sido uma montanha (em grego, Óreas), mas Poseidon golpeou-as violentamente e mergulhou no mar com seu tridente.
Hemera
![]() |
Representação de Hemera |
Na mitologia grega, Hemera – filha de Nix (a noite) com Erebo (deus da escuridão) – era a personificação do dia (a deusa é interligada ao fato mitológico de poder ter sido a primeira deusa a representar o sol). Teve um romance com seu irmão Éter e com ele teve uma filha, Tálassa. Unida a este, também gerou seres não antropomorfizados: Tristeza, Cólera, Mentira, etc. Hemera personificava a luz do dia e o ciclo da manhã. Nasceu junto de Ether e das Hespérides. Era personificação do dia como divindade feminina.
Algumas tradições colocam Éter e Hemera como pais de Urano e de Gaia — logo como a semente de quase todos os deuses gregos. Segundo a mitologia, momentos antes de Hemera conceber Urano e Gaia, ouviam-se grandes estrondos por todo Universo, como se o céu estivesse sendo influenciado pela deusa (é citado que isso se deve ao fato de Hemera ter uma forte ligação com Éter). Mais tarde, passou a compor o séquito de Hélios ao lado das Hespérides. Era também guardiã das fronteiras, entre o mundo onde chegava a luz e o mundo das sombras.
Segundo Hesíodo, Hemera habita junto com sua mãe além do Oceano, no extremo do Ocidente. Lá, um grande muro separa as portas do Inferno do Mundo visível. Atrás do muro há o grande palácio onde ambas residem, mas nunca as duas estão juntas. Quando Hemera sai, sua mãe espera até a hora de lançar a noite sobre o mundo. Quando Hemera retorna cruza por sobre o muro e cumprimenta sua mãe que saia para correr pelo Mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)