segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ananke (Deusa primordial)


Ananke, era a personificação do destino, necessidade inalterável e fato, descrita como segurando um fuso, marca o início do cosmos, juntamente de Chronos. Ela foi vista como o ditador mais poderoso de todos: o destino e as circunstâncias, que significava que os mortais, bem como os Deuses, a respeitavam e lhe prestavam homenagens. Ela também foi a mãe das Moiras, quem em algumas versões eram filhas de Zeus.
De acordo com o antigo viajante grego Pausânias, havia um templo na antiga Corinto, onde as deusas Ananke e Bia (a violência ou força física) eram adoradas no mesmo santuário.

Érebo

Segundo a Teogonia, de Hesíodo, Érebo era a personificação da escuridão, mais precisamente o criador das Trevas. Tinha seus domínios demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como "Vácuo" logo acima dos mantos noturnos de sua irmã Nix, a personificação da noite.
Sendo um dos filhos de Caos, Érebo juntamente de sua irmã gêmea, Nix, nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares; a partir de "pedaços" de Caos, Érebo e Nix passam a ser os mais velhos imortais do universo, logo após Caos.
Érebo desposou Nix, gerando mais dois deuses primordiais: o Éter (conhecido como a Luz celestial) e Hemera (o Dia).
Foi conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus. Conta-se que os Titãs pediram socorro a Erebus e pessoalmente o primórdio desceu até o Tártaro para libertar os filhos de Gaia, porém foi surpreendido por Zeus e Hades que tiveram a ajuda de Nix para lançar Erebus nas profundezas do rio Aqueronte, a fronteira dos dois mundos.